Foi criada em 16 de julho de 1888, pelo fundador do jornal “O Rebate”, Júlio Ribeiro. Este lançou nas páginas de seu periódico a proposta de criação da bandeira, inicialmente com quinze listas alteradas para treze para que houvesse melhor visualização.

Sua adoção como símbolo tomou força às vésperas do Movimento Constitucionalista de 32, porém, durante o Estado Novo, Getúlio Vargas suspendeu o uso de símbolos nacionais, incluindo a bandeira paulista, a qual havia sido concebida para ser a bandeira brasileira, com a Proclamação da República os paulistas incorporaram-na para si. A partir de 1934 a bandeira ganhou força com o poema de Guilherme de Almeida intitulado “Nossa Bandeira” cujo poema é a letra do hino do estado.

Simbolicamente, a bandeira representa a gênese do povo brasileiro, as três raças: branca, preta ou negra e vermelha. Quatro estrelas a rodear um globo, visualizando o perfil geográfico do país representando o Cruzeiro do Sul indicando nossa latitude astral.

Existe outro significado para os símbolos da bandeira:

Faixas pretas e brancas – “noite e dia”

Faixa vermelha – o sangue do povo a verter

Mapa do Brasil – círculo e silhueta; o povo paulista em defesa do país

Quatro estrelas – representa os pontos cardeais

 

Com a Revolução Constitucionalista de 1932, o então governador Pedro Toledo assinou o Decreto n. 5.656 instituindo o Brasão de Armas.

Ficou ao encargo do pintor Wasth Rodrigues a criação do Brasão, este foi o símbolo da campanha “Ouro para o Bem do Brasil”. Este símbolo foi utilizado até 1937, época do Estado Novo, quando foi substituído por outros símbolos nacionais.

O brasão inicial voltou a sua função simbólica com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1946.

Coube ao escultor Luiz Morrone a criação da versão escultória do brasão com a seguinte simbologia e representação:

Heráldica – escudo português vermelho e uma espada com o punho para baixo assentada sob um ramo de louro (direita) e um ramo de carvalho (esquerda) a lâmina da espada separa as letras “SP” grafadas em prata.

Timbre – uma estrela de cinco pontas de prata.

Suportes – dois ramos de café frutificados com suas hastes se cruzando abaixo.

Divisa – lema do estado gravado em prata sobre faixa escrita em latim “Pro Brasilia Fiant Eximia”, que quer dizer: pelo Brasil façam-se grandes coisas.