O Jornalista trabalha na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. É o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais.

MEIO DIGITAL EXIGE NOVO PERFIL

O jornalismo mudou, e os novos jornalistas precisam acompanhar a nova realidade. Embora os meios impressos, como jornal e revista, ainda tenham seu lugar, a produção digital, com o crescimento das mídias sociais, consolidou-se como um importante canal de comunicação.

Isso exige mudanças no perfil do profissional, que precisa dominar ferramentas, como o web analytics, que é a análise de dados qualitativos e quantitativos de um site, com o objetivo de aumentar a sua audiência.

Nesse novo formato do jornalismo, descobrir o número de cliques em um site, o tempo de permanência do leitor na página ou as palavras-chaves mais buscadas pelos internautas em um portal pode ajudar a definir o melhor horário para subir um conteúdo e até criar pautas a partir da repercussão que um tema está causando nas redes sociais.

OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA

No Brasil, não é obrigatório o diploma de graduação em Jornalismo para exercer a profissão. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou essa exigência. No entanto, em 2012, o polêmico assunto voltou à tona com a aprovação no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2012, que propõe a volta da obrigatoriedade do diploma. Em agosto de 2016, a PEC ainda aguardava votação na Câmara dos Deputados.

Quem defende a necessidade do diploma considera que a formação acadêmica garante um nível mínimo de qualidade profissional e amplia a segurança nas negociações trabalhistas com os empregadores do setor.

Os críticos do diploma apoiam-se na ideia de liberdade de expressão e afirmam que na maioria dos países democráticos não há essa exigência.

O que você pode fazer

Comunicação digital multimídia – Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.

Comunicação empresarial – Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.

Edição – Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons para dar forma final a documentários e noticiários.

Fotojornalismo – Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.

Reportagem – Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.

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